Thursday, October 07, 2004

Rocombole da Piedade

Dedico esta receita a quem a escreveu e a fez tantas vezes, alguem iluminada por um brilho infinito a quem amarei para sempre. Maria dedico te esta receita neste dia tão especial em que farias anos... :)*************
Ingredientes para a massa:

Especiarias a gosto como exemplo:
- Caril (1 mão)
- Açafrão (1 mão)
- Estragão (1 mão)
- Oregão
- Sal

1Kg de farinha de trigo s/ fermento
1Kg de farinha de trigo integral
1 caneca de germen de trigo
1 copo de azeite
1 pacote de fermento germipan ou fermento padeiro--11gr (a qtd depende do tempo de levedação)
1 litro de leite+água (metade cada) a uma temperatura pouco morna

Preparação da Massa:
Juntar todos os ingredientes (excepto água e o leite), mexer e esfarelar. Fazer uma cova no centro e juntar o leite. Amassar muito bem de forma a que fique elástica e espessa (se necessário juntar mais leite ou mais farinha). Partir a massa 2xs e batê-la outras 2xs pelo menos.
Amassar partes da massa e formar pequenas bolas, parando quando esta ja não se pegar às mãos. Deixar levedar 1h (em ambiente quente) abafando a massa)
cresce pra alem do dobro
massa dá para pizzas, bolachas, e pão

Recheio:
Num tacho põe-se alho francês(cortado fininho) e pasta de caril(curry) com um fio de azeite. Juntar bocadinho de chouriço de soja ralado.
Estende se a massa com rolo do tamanho que se quiser, numa superfície polvilhada de farinha. Unta-se c/ molho de tomate(tomate refogado com azeite e gengibre, passa-se tudo na varinha mágica)
Em crú para rechear, sobre a massa já estendida: cogumelos laminados, azeitona aos pedaços, salsa, coentros, courgete em tiras fininhas, queijo ralado, pimento verde e vermelho e cenoura. Se quiser junte outros ingredientes a gosto. Enrola-se tudo e aperta-se nas pontas. Pincelar com azeite para dar brilho. Untar tabuleiro com manteiga e polvilhado com farinha.
...Maria


No comments: